Pular para o conteúdo principal

LITERATURA FEMINISTA: CRÔNICAS, (MINI)CONTOS, POEMAS, RESENHAS E MAIS!

Quem tem medo de mulher empoderada?



Mulheres empoderadas, decididas, livres, leves, soltas! Mulheres que tomam as decisões sobre a própria vida sem se deixarem intimidar ou limitar pelas expectativas alheias. Mulheres agressivas, duras e diretas. Mulheres subversivas, ativas, fortes. Mulheres belas, desbocadas, do bar. Mulheres que se amam. Mulheres que se acham (e são) bonitas independente dos padrões. Mulheres que lutam. São essas as mulheres que o patriarcado teme. Que os machos temem. Que muitas mulheres, infelizmente, temem. 
O patriarcado espera de nós abnegação, subserviência, submissão e docilidade. Espera que sejamos belas, recatadas e do lar. Nos limita aos espaços domésticos, a inexpressividade do ser. A recusa calada. A dor sufocada. O grito calado. A revolta controlada. A censura internalizada. A violência aceita e romantizada.
O patriarcado não quer que nós mulheres sejamos livres. Ele prende-nos em suas prisões. Prisões do corpo. Prisões dos sentimentos. Prisões da mente. Prisões da alma. Somos socializadas para sermos meras bonecas e apêndices masculinos. Nossa vida é construída ao redor da vontade do macho. Do poder do macho. Quando uma mulher se empodera, quando uma mulher toma o poder sobre si mesma e começa a pautar a própria vida buscando sua realização plena enquanto uma mulher-ser-humano e não uma mulher-sub-humana, o patriarcado pira e gira. Os machos choram. Muitas mulheres se chocam. E os ET's refletem sobre a minha sonhada abdução.
É por isso que feministas são odiadas. Pois mulheres que infringem a ordem masculina são temidas. Os machos sentem medo de mulheres empoderadas porque elas formam um grupo contra-hegemônico que pode balancear as relações de poder que os beneficiam. As relações de poder que fazem com que as mulheres sejam sujeitadas, subordinadas, reprimidas, humilhadas, estupradas, assassinadas, espancadas... por machos na sociedade patriarcal.
Uma mulher empoderada pode sim ser heterossexual, gostar de homens, se relacionar com homens, amar homens. Contudo, ela sabe que o amor próprio, que o amor por si mesma, vem em primeiro lugar. Esse amor não a torna egoísta, mas quase filantropa, afinal, como realmente amar os outros sem antes amar à si mesma? É praticando o amor próprio que o amor à humanidade, à vida, à uma pessoa em especial é plenamente vivido.
Uma mulher empoderada sabe que as decisões sobre a sua vida cabem a si própria. Ela pode sim precisar da ajuda de outras pessoas, pedir opiniões e conselhos, mas, no fim, com raras exceções, ela fará aquilo que acha certo, não o que os outros esperam que ela faça. Ela se veste como gosta, ela bebe se quiser, porque não tem essa de ''é feio ver mulher bebendo'', ela sabe que quem está incomodado pode muito bem fechar os olhos, sair de perto dela ou morrer. Ela transa se ela quiser. E ela não transa se ela não quiser transar. Ela sabe que a liberdade sexual dela consiste tanto no direito de dizer sim, como no direito de dizer não. Ela não abaixa a cabeça fácil, ela luta, ela grita, ela xinga. Ela revida, porque ela sabe como é difícil ser mulher, mas como é mais difícil ainda não ser a mulher que se é.
Os machos têm medo de mulher empoderada, esse medo é figurado nos discursos de ódio, expressões da misoginia, que eles reproduzem contra as mulheres feministas. Até entendo (mentira) os machos. Analisemos. Você é um macho que foi criado achando que ''mulher é inferior ao homem'', que ''homem pode tudo, mulher pode muito pouco'', que ''homem é o sexo forte'', que ''a mulher tem que ser frágil, submissa e delicada''. Certo dia você tenta aplicar isso na vida de uma mulher, tentando controlá-la, mas você não sabia que ela era feminista e, então, recebe como resposta um sincero "vai se foder" para sua tentativa de repressão. É claro que a sua masculinidade seria abalada! Como assim a mulher não permitiu você, o majestoso mascu do rolê, regular a vida dela? Absurdo!
Infelizmente mulheres ponderadas também têm medo de mulheres empoderadas. Isso faz parte do grau de internalização do machismo por parte da socialização que tiveram, da cultura da rivalidade feminina, assim como também por alienação social. Aprendemos, por um lado, que devemos ser submissas, recatadas, subordinadas, por outro, que nós mulheres somos todas rivais, que vivemos fazendo disputas entre nós, que não podemos ser amigas verdadeiras. Dessa forma, quando uma mulher se sobressai por ser insubmissa, muitas a veem de forma negativa, achando que aquela mulher ''quer tomar o seu lugar", "quer aparecer'', "quer ser melhor que ela" ou, ainda, que aquela mulher ''não presta'', ''não tem valor'', ''não se dá ao respeito'', porque ela não age de forma regulada como elas.
Independente das pedras e das mordaças no nosso caminho, nós temos o direito ao grito. Então, gritemos! Gritemos contra o patriarcado. Gritemos contra quem ousa nos censurar, nos limitar, nos coagir, nos diminuir, nos violar, nos matar... nos impedir de sermos quem somos.

Lizandra Souza.

Comentários

  1. Por mais mulheres empoderadas!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! A melhor coisa que eu poderia ter lido hoje, assim no fim do dia. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Por favor, não pense que todo homem tem medo de vocês. Eu não tenho. Sabe por quê? Porque não vou machucá-las, não vou desrespeitá-las, e apenas quero conversar. Não há motivo para medo e ódio. Por favor, saiba que existem pessoas assim, que não querem machucar ninguém: Pessoas que só querem um pouco de paz.

    ResponderExcluir
  4. Acho que muitas vezes essas mulheres não querem é saber da sua opinião...Anonimo. elas são a cópia do patriarcado. querem um homem calado, quieto e sem opinião.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Feminismo é a ideia radical de que mulheres são gente!

Postagens mais visitadas deste blog

"We Can Do It!": você conhece a origem de um dos grandes símbolos do movimento feminista?

We Can Do It! de J. Howard Miller, 1943. We Can Do It! (Nós podemos fazer isso!) é a legenda de uma das imagens mais conhecidas do movimento feminista. Foi bastante usada a partir do início dos anos 80 do século passado para divulgar o feminismo, desde então várias releituras foram sendo feitas da imagem da moça trabalhadora, usando um lenço na cabeça,  arregaçando as mangas, mostrando um musculoso bíceps e passando a ideia de que "sim, nós mulheres podemos fazer isso!" (sendo este "isso" as atividades tradicionalmente convencionadas aos homens*) ao mesmo tempo em que  se desconstrói a ideia machista de "mulher sexo frágil". Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que a imagem foi criada algumas décadas antes, em 1943, e que não tinha nenhuma ligação com a divulgação do feminismo. We Can Do It! originalmente foi um cartaz idealizado para ser uma propaganda de guerra dos Estados Unidos, criada  por J. Howard Miller para a fábrica Westinghouse El

História do adultério: modelos de comportamentos sexistas com dupla moral

Belmiro de Almeida - Arrufos, 1887 A história do adultério é a história da duplicidade de um modelo de comportamento social machista, possuidor de uma moral dupla, segundo a qual os homens, desde quase todas as sociedades antigas, tinham suas ligações extraconjugais toleradas, vistas como pecados veniais, sendo assim suas esposas deveriam encará-las como "pecados livres", que mereciam perdão, pois não era o adultério masculino visto como um pecado muito grave (a não ser que a amante fosse uma mulher casada), enquanto as ligações-extraconjugais femininas estavam ligadas a pecados e a delitos graves que mereciam punições, pois elas não só manchavam a honra e reputação da mulher adúltera, mas também expunham ao ridículo e ao desprezível seu marido, o qual tinha a validação de sua honra e masculinidade postas em jogo. Esse padrão social duplo do adultério teve sua origem nas culturas camponesas "juntamente com a crença de que o homem era o provedor da família e era

10 comportamentos que tiram o valor de um homem

   Hoje em dia os homens (cis, héteros) andam muito desvalorizados. Isso faz com que muitos sofram amargamente nas suas vidas, sobretudo na vida amorosa.  Outro dia eu estava vendo uns vídeos de forró, funk, sertanejo e fiquei chocada com o comportamento vulgar dos rapazes. Agora deram pra ralar até o chão como um bando de putinhos a busca de serem comidos... e a gente, mulherada, já sabe que se o boy rala o pinto no chão é porque ele é um homem rodado, um mero bilau passado.    Antigamente, no tempo de nossas avós, o homem era valorizado pelo seu pudor virginal, não pela sua aparência. Homens eram um prêmio a ser alcançado pelas mulheres, eles tinham que ser conquistados, ganhados. Hoje em dia, muitos machos estão disponíveis para qualquer mulher num estalar de dedos. Escolhe-se um macho diferente a cada esquina. E a mídia ainda insiste em dizer que homem pode dar pra quantas ele quiser, fazendo os machos assimilarem uma ideia errada e vulgar que os levarão a serem infe

Hétero-cis-normatividade, o que é?

Nossa sociedade é hétero-cis-normativa. Isso significa que a heterossexualidade e cisgeneridade são compulsoriamente impostas. Não, não estou dizendo que vocês, heterossexuais-cis, são héteros-cis por compulsão. Quero dizer que há um sistema social que designa TODO MUNDO como sendo hétero-cis ANTES MESMO do nascimento e posteriormente tudo o que foge disso é considerado anormal, imoral e, em muitas sociedades, ilegal.  Antes mesmo de a pessoa nascer, desde o ultrassom, quando é identificado que ela tem pênis ou vagina, há imediatamente uma marcação sexual e de gênero: se tem vagina, vai ter que ser menina, se comportar como é concebido e estabelecido socialmente como "comportamento de menina'' e, por isso, vai ter que gostar de menino; se tem pênis, vai ter que ser um menino, se comportar como é concebido e estabelecido socialmente como "comportamento de menino'' e, por isso, vai ter que gostar de menina. E aí, quando a pessoa com vagina ou com pênis

Vamos falar de misandria?

 O que é misandria no feminismo?   É o ódio generalizado aos homens?   N Ã O.  A misandria geralmente é dicionarizada como sendo o ódio aos homens, sendo análoga a misoginia: ódio às mulheres. Esse registro é equivocado e legitima uma falsa simetria, pois não condiz com a realidade social sexista vivida por homens e mulheres. Não  existe uma opressão sociocultural e histórica institucionalizada que legitima a subordinação do sexo masculino, não existe a dominação-exploração estrutural dos homens pelas mulheres pelo simples fato de eles serem homens, todavia existe o patriarcado: sistema de dominação-exploração das mulheres pelos homens, que subordina o gênero feminino e legitima o ódio institucional contra o sexo feminino e tudo o que a ele é associado, como, por exemplo, a feminilidade. Um exemplo: no Nordeste é um elogio dizer para uma mulher que "ela é mais macho que muito homem", tem até letra de música famosa com essa expressão, contudo um homem ser chamado de