Pular para o conteúdo principal

LITERATURA FEMINISTA: CRÔNICAS, (MINI)CONTOS, POEMAS, RESENHAS E MAIS!

Hétero-cis-normatividade, o que é?



Nossa sociedade é hétero-cis-normativa. Isso significa que a heterossexualidade e cisgeneridade são compulsoriamente impostas. Não, não estou dizendo que vocês, heterossexuais-cis, são héteros-cis por compulsão. Quero dizer que há um sistema social que designa TODO MUNDO como sendo hétero-cis ANTES MESMO do nascimento e posteriormente tudo o que foge disso é considerado anormal, imoral e, em muitas sociedades, ilegal. 
Antes mesmo de a pessoa nascer, desde o ultrassom, quando é identificado que ela tem pênis ou vagina, há imediatamente uma marcação sexual e de gênero: se tem vagina, vai ter que ser menina, se comportar como é concebido e estabelecido socialmente como "comportamento de menina'' e, por isso, vai ter que gostar de menino; se tem pênis, vai ter que ser um menino, se comportar como é concebido e estabelecido socialmente como "comportamento de menino'' e, por isso, vai ter que gostar de menina. E aí, quando a pessoa com vagina ou com pênis, desde sua infância, vai fugindo de esteriótipos de gênero e de sexualidade esperados para ela cumprir de acordo com a leitura social e, posteriormente, quando cresce passa a se designar/manifestar o contrário do que lhe foi atribuído no nascimento, a sociedade cai em cima. Discrimina, julga, condena, exclui, marginaliza, em muitos casos, ASSASSINA!
Todo comportamento de gênero, toda orientação sexual e manifestação de identidade de gênero que fuja do que é pré-estabelecido pela hétero-cis-norma, é condenável e passível de discriminação. Daí a opressão que lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, assexuais e pansexuais sofrem (LGBT+fobia). 


Lizandra Souza.

Comentários

  1. quanta misandria exarcebada... isso parte principalmente de criaturas feministas atormentadas, solitãrias, desajustadas socialmente, que possuem uma mente deformada por achar que pode modificar o mundo ao seu doentio conceito de masculinidade. Melhor para as mulheres realmente inteligentes: menos concorrencia!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo TÔ MAIS É CAGANDO PRA VC OH RETRÓGRADO, VAI SER RIDÍCULO LÁ EM JÚPITER AFF! ESSAS E TODAS AS BOSTAS QUE VC DIGITA NÃO SIGNIFICAM NADA! MISÓGINA SÓ SE FOR NESSE TEU COMENTÁRIO LIXO E VC NEM LIXO VALE SEU INSIGNIFICANTE! VC SEU BABACA NOJENTO E FRACASSADO É O PIOR BOSTA E TODOS ESSES OUTROS BABACAS QUE SÃO COMO VC TBM! NUNCA FALAM DE MISÓGINA MAS ADORAM SAI POR AÍ FALANDO OQ NADA SABEM E ASNEIRAS E ACUSANDO DE MISANDRIA OQ NÃO TEM NADA HAVER COM ISSO ! KRL VCS SÃO TÃO IDIOTAS E HIPÓCRITAS! NOJO DEFINE! NÃO ADIANTA VCS IGNORAREM O FATO DE QUE O FEMINISMO NUNCA MATOU NINGUÉM, JÁ A DESGRAÇA DO MACHISMO MATA TODOS OS DIAS!
    VÃO A MERDA MESMO bando DE DÉBEIS MENTAIS ESCROTOS! PAUS NO CÚ MAS VCS E NEM NINGUÉM SÃO SUPERIORES! NÃO FAZ NENHUM SENTIDO VC VIM AQUI E ACUSAR DE MISOGINIA E AINDA ALGO QUE VC NÃO ENTENDE! NEM CÉREBRO, NADA DE EMPATIA, NADA DE BOM SENSO E NEM CARÁCTER NENHUM VC TEM SEU CUZÃO DOENTE MENTAL! VC NÃO TEM MORAL NENHUMA PRA FALAR DAS FEMINISTAS E DA MENTES DELAS QUE É MUITÍSSIMO MAIS EVOLUÍDA, SAUDÁVEL, INTELIGENTE e ABERTA do QUE A SUA!! É A PURA VERDADE MESMO E CUIDADO COM A INVEJA POIS ELA MATA!
    É VC Q É O VERDADEIRO MISÓGINO ! SINCERAMENTE QUE BAITA NOJO DE VC! VC é TÃO MIMIZENTO E IMBECIL QUE VC NÃO TEM MAIS OQ FAZER NÉ OH VAGABUNDO ! NÃO PODE VER UM BLOG FEMINISTA QUE JÁ VEM FALAR MERDAS, AHH AFINAL VC EM VEZ DE TER BOCA TEM É UM CÚ NO LUGAR DA BOCA QUE SÓ SAI MERDAS!!
    A VERDADE VERDADEIRA É que FEMINISTAS COSTUMAM SER NATURALMENTE MUITO MAIS INTELIGENTES e RACIONAIS DO QUE BABACAS CHATOS COMO VC!! A PROPÓSITO O MACHISMO É O MESMO QUE TANTA BOSTA, FRAQUEZA, DOENÇA, BURRICE E IGNORÂNCIA, ELE É TOTALMENTE CONTRÁRIO da INTELIGÊNCIA MESMO ! VAI TOMAR NO TEU CÚ SEU IMUNDO MACHISTA DE BOSTA COMPLETAMENTE IGNORANTE BROXA E IDIOTA!!! NEM HOMEM DE VERDADE VC É!! ;) ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Feminismo é a ideia radical de que mulheres são gente!

Postagens mais visitadas deste blog

"We Can Do It!": você conhece a origem de um dos grandes símbolos do movimento feminista?

We Can Do It! de J. Howard Miller, 1943. We Can Do It! (Nós podemos fazer isso!) é a legenda de uma das imagens mais conhecidas do movimento feminista. Foi bastante usada a partir do início dos anos 80 do século passado para divulgar o feminismo, desde então várias releituras foram sendo feitas da imagem da moça trabalhadora, usando um lenço na cabeça,  arregaçando as mangas, mostrando um musculoso bíceps e passando a ideia de que "sim, nós mulheres podemos fazer isso!" (sendo este "isso" as atividades tradicionalmente convencionadas aos homens*) ao mesmo tempo em que  se desconstrói a ideia machista de "mulher sexo frágil". Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que a imagem foi criada algumas décadas antes, em 1943, e que não tinha nenhuma ligação com a divulgação do feminismo. We Can Do It! originalmente foi um cartaz idealizado para ser uma propaganda de guerra dos Estados Unidos, criada  por J. Howard Miller para a fábrica Westinghouse El...

Vamos falar de misandria?

 O que é misandria no feminismo?   É o ódio generalizado aos homens?   N Ã O.  A misandria geralmente é dicionarizada como sendo o ódio aos homens, sendo análoga a misoginia: ódio às mulheres. Esse registro é equivocado e legitima uma falsa simetria, pois não condiz com a realidade social sexista vivida por homens e mulheres. Não  existe uma opressão sociocultural e histórica institucionalizada que legitima a subordinação do sexo masculino, não existe a dominação-exploração estrutural dos homens pelas mulheres pelo simples fato de eles serem homens, todavia existe o patriarcado: sistema de dominação-exploração das mulheres pelos homens, que subordina o gênero feminino e legitima o ódio institucional contra o sexo feminino e tudo o que a ele é associado, como, por exemplo, a feminilidade. Um exemplo: no Nordeste é um elogio dizer para uma mulher que "ela é mais macho que muito homem", tem até letra de música famosa com essa expressão, contudo...

Feliz dia internacional da mulher: e os outros dias do ano?

''Nesse dia 8 de março, feliz dia internacional da mulher'' E? Feliz também o dia do ano em que nossa luta por direitos, respeito, equidade social, empoderamento... não seja silenciada com o "as mulheres querem mais o quê? Já conquistaram o que tinham que conquistar". Feliz também o dia do ano em que nós não sejamos julgadas, inferiorizadas, humilhadas e reprimidas ao termos a liberdade e vida sexual semelhante a de um homem/cis/hétero. Feliz também o dia do ano em que não coloquem em nós a culpa pelo assédio sofrido. Feliz também o dia do ano em que muitas de nós não tenham seu gênero deslegitimado por padrões cisnormativos. Feliz também o dia do ano em que nós possamos beber, andar pela rua, nos vestirmos como bem quisermos sem termos o receio de que a sociedade nos punirá com justificativas para estupros. Feliz também o dia do ano em que nosso corpo seja visto como nosso, não do Estado, Igreja, diabo a4, patriarcado. Fel...

Glossário de termos usados na militância feminista (atual)

Já participou daquele(s) debate(s) feminista(s) e vez ou outra leu/ouviu uma palavra ou expressão e não soube o significado? E cada vez mais, em debates, você passou a ler/ouvir aquela(s) palavra(s)? E o tempo foi passando e mais termos e expressões foram surgindo? E o pior, você pesquisou no Google o significado e não achou? E as palavras, muitas vezes, não existiam nos dicionários formais? Se você respondeu sim, em pelo menos duas perguntas, aconselho conferir o glossário virtual a seguir, no qual pretendo expor e explicar brevemente alguns dos termos e expressões mais usados no meio do ativismo, em especial o virtual. Além dos vários termos e expressões que são usados há décadas nos meios feministas, nós temos também muitos termos e expressões usados atualmente na militância feminista que são fenômenos advindos dos estudos contemporâneos de gênero, outros, ainda, são resultantes da própria necessidade de ressignificação que determinadas pa...

Feminismo, uma questão de igualdade ou de equidade?

Para mim, feminismo não é sobre ''igualdade de sexo'', ''igualdade entre os gêneros'', ''igualdade entre homens e mulheres''. Isso nunca vai existir. Mulheres e mulheres não são iguais, muito menos mulheres e homens. Feminismo não existe para pregar que mulheres sejam iguais aos homens. Eu não quero me igualar a um gênero opressor. Eu não quero que ocorram 5 espancamentos de homens, por mulheres, no Brasil, a cada 2 minutos. Eu não quero que 1 homem seja estuprado a cada 12 minutos no Brasil. Eu não quero que a cada 90 minutos 1 homem morra por questão de gênero. Eu não quero que cerca de 180 homens, por dia, relatem agressões sofridas em um sistema de atendimento de denúncia só para homens. Eu não quero que 43 mil homens sejam assassinados, 43% em casa, em 10 anos, por mulheres só por serem homens. Eu não quero que homens ganhem menos que mulheres só por serem homens, mesmo havendo na lei que não é permitida discriminação por gênero...