Pular para o conteúdo principal

LITERATURA FEMINISTA: CRÔNICAS, (MINI)CONTOS, POEMAS, RESENHAS E MAIS!

Hétero-cis-normatividade, o que é?



Nossa sociedade é hétero-cis-normativa. Isso significa que a heterossexualidade e cisgeneridade são compulsoriamente impostas. Não, não estou dizendo que vocês, heterossexuais-cis, são héteros-cis por compulsão. Quero dizer que há um sistema social que designa TODO MUNDO como sendo hétero-cis ANTES MESMO do nascimento e posteriormente tudo o que foge disso é considerado anormal, imoral e, em muitas sociedades, ilegal. 
Antes mesmo de a pessoa nascer, desde o ultrassom, quando é identificado que ela tem pênis ou vagina, há imediatamente uma marcação sexual e de gênero: se tem vagina, vai ter que ser menina, se comportar como é concebido e estabelecido socialmente como "comportamento de menina'' e, por isso, vai ter que gostar de menino; se tem pênis, vai ter que ser um menino, se comportar como é concebido e estabelecido socialmente como "comportamento de menino'' e, por isso, vai ter que gostar de menina. E aí, quando a pessoa com vagina ou com pênis, desde sua infância, vai fugindo de esteriótipos de gênero e de sexualidade esperados para ela cumprir de acordo com a leitura social e, posteriormente, quando cresce passa a se designar/manifestar o contrário do que lhe foi atribuído no nascimento, a sociedade cai em cima. Discrimina, julga, condena, exclui, marginaliza, em muitos casos, ASSASSINA!
Todo comportamento de gênero, toda orientação sexual e manifestação de identidade de gênero que fuja do que é pré-estabelecido pela hétero-cis-norma, é condenável e passível de discriminação. Daí a opressão que lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, assexuais e pansexuais sofrem (LGBT+fobia). 


Lizandra Souza.

Comentários

  1. quanta misandria exarcebada... isso parte principalmente de criaturas feministas atormentadas, solitãrias, desajustadas socialmente, que possuem uma mente deformada por achar que pode modificar o mundo ao seu doentio conceito de masculinidade. Melhor para as mulheres realmente inteligentes: menos concorrencia!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo TÔ MAIS É CAGANDO PRA VC OH RETRÓGRADO, VAI SER RIDÍCULO LÁ EM JÚPITER AFF! ESSAS E TODAS AS BOSTAS QUE VC DIGITA NÃO SIGNIFICAM NADA! MISÓGINA SÓ SE FOR NESSE TEU COMENTÁRIO LIXO E VC NEM LIXO VALE SEU INSIGNIFICANTE! VC SEU BABACA NOJENTO E FRACASSADO É O PIOR BOSTA E TODOS ESSES OUTROS BABACAS QUE SÃO COMO VC TBM! NUNCA FALAM DE MISÓGINA MAS ADORAM SAI POR AÍ FALANDO OQ NADA SABEM E ASNEIRAS E ACUSANDO DE MISANDRIA OQ NÃO TEM NADA HAVER COM ISSO ! KRL VCS SÃO TÃO IDIOTAS E HIPÓCRITAS! NOJO DEFINE! NÃO ADIANTA VCS IGNORAREM O FATO DE QUE O FEMINISMO NUNCA MATOU NINGUÉM, JÁ A DESGRAÇA DO MACHISMO MATA TODOS OS DIAS!
    VÃO A MERDA MESMO bando DE DÉBEIS MENTAIS ESCROTOS! PAUS NO CÚ MAS VCS E NEM NINGUÉM SÃO SUPERIORES! NÃO FAZ NENHUM SENTIDO VC VIM AQUI E ACUSAR DE MISOGINIA E AINDA ALGO QUE VC NÃO ENTENDE! NEM CÉREBRO, NADA DE EMPATIA, NADA DE BOM SENSO E NEM CARÁCTER NENHUM VC TEM SEU CUZÃO DOENTE MENTAL! VC NÃO TEM MORAL NENHUMA PRA FALAR DAS FEMINISTAS E DA MENTES DELAS QUE É MUITÍSSIMO MAIS EVOLUÍDA, SAUDÁVEL, INTELIGENTE e ABERTA do QUE A SUA!! É A PURA VERDADE MESMO E CUIDADO COM A INVEJA POIS ELA MATA!
    É VC Q É O VERDADEIRO MISÓGINO ! SINCERAMENTE QUE BAITA NOJO DE VC! VC é TÃO MIMIZENTO E IMBECIL QUE VC NÃO TEM MAIS OQ FAZER NÉ OH VAGABUNDO ! NÃO PODE VER UM BLOG FEMINISTA QUE JÁ VEM FALAR MERDAS, AHH AFINAL VC EM VEZ DE TER BOCA TEM É UM CÚ NO LUGAR DA BOCA QUE SÓ SAI MERDAS!!
    A VERDADE VERDADEIRA É que FEMINISTAS COSTUMAM SER NATURALMENTE MUITO MAIS INTELIGENTES e RACIONAIS DO QUE BABACAS CHATOS COMO VC!! A PROPÓSITO O MACHISMO É O MESMO QUE TANTA BOSTA, FRAQUEZA, DOENÇA, BURRICE E IGNORÂNCIA, ELE É TOTALMENTE CONTRÁRIO da INTELIGÊNCIA MESMO ! VAI TOMAR NO TEU CÚ SEU IMUNDO MACHISTA DE BOSTA COMPLETAMENTE IGNORANTE BROXA E IDIOTA!!! NEM HOMEM DE VERDADE VC É!! ;) ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Feminismo é a ideia radical de que mulheres são gente!

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos falar de misandria?

 O que é misandria no feminismo?   É o ódio generalizado aos homens?   N Ã O.  A misandria geralmente é dicionarizada como sendo o ódio aos homens, sendo análoga a misoginia: ódio às mulheres. Esse registro é equivocado e legitima uma falsa simetria, pois não condiz com a realidade social sexista vivida por homens e mulheres. Não  existe uma opressão sociocultural e histórica institucionalizada que legitima a subordinação do sexo masculino, não existe a dominação-exploração estrutural dos homens pelas mulheres pelo simples fato de eles serem homens, todavia existe o patriarcado: sistema de dominação-exploração das mulheres pelos homens, que subordina o gênero feminino e legitima o ódio institucional contra o sexo feminino e tudo o que a ele é associado, como, por exemplo, a feminilidade. Um exemplo: no Nordeste é um elogio dizer para uma mulher que "ela é mais macho que muito homem", tem até letra de música famosa com essa expressão, contudo...

15 frases que assexuais não aguentam mais ouvir

1. "Assexuais existem de verdade?" Óbvio que só existem de mentira, só quem tem o direito de existir são pessoas héteros/gays/lesbs/bis/pansexuais... pensar dessa forma não é nada acefóbico. 2. "Então você é assexual... mas nunca experimentou transar pra ver se muda?" E você, já experimentou ficar sem transar para ver se "vira" assexual? 3. "Mas se você já transou... como pode se dizer assexual?" Da mesma forma que pessoas héteros/gays/lesbs/bis/pansexuais virgens não deixam de ser o que são só porque ainda não transaram. Todo mundo que ainda não transou é assexual? Não. 4. "Deve ser muito triste ou chata a vida sem sexo..." Amiguinho, nem toda pessoa assexual não pratica sexo. Existem assexuais que, por exemplo, quando estão afetivamente ligados a uma pessoa, podem sentir desejo sexual por ela, como no caso das pessoas demisexuais. Agora, conte-me mais como é legal e feliz uma vida baseada no sexo compulsór...

20 coisas que homens/cis poderiam fazer em vez de exigir lugar de fala dentro do movimento feminista

Exigir protagonismo dentro de movimentos que lutam contra opressões que os beneficiam é um comportamento típico de pessoas pertencentes a lugares privilegiados nos sistemas de dominação-exploração vigentes. A sociedade dar mais visibilidade a voz do opressor, seja quando este está ou não em processo de desconstrução também é um fato recorrente. Branco falando sobre racismo é aplaudido, negro falando sobre racismo é chamado de vitimista; homem/cis falando sobre machismo é o fodão, mulher feminista falando sobre machismo “é falta de rola”, hétero falando sobre homofobia é o desconstruído, gay falando sobre homofobia "é frescura"... Justamente por isso é necessário que dentro dos movimentos as pessoas oprimidas tenham seus lugares de fala respeitados, visibilizados, pois se não tiverem voz e visibilidade nem dentro do movimento que luta contra a opressão que sofrem, onde mais elas terão? Eu costumo dizer que lugar de homens/cis no feminismo é fora. Sim: FO-RA. ...

"We Can Do It!": você conhece a origem de um dos grandes símbolos do movimento feminista?

We Can Do It! de J. Howard Miller, 1943. We Can Do It! (Nós podemos fazer isso!) é a legenda de uma das imagens mais conhecidas do movimento feminista. Foi bastante usada a partir do início dos anos 80 do século passado para divulgar o feminismo, desde então várias releituras foram sendo feitas da imagem da moça trabalhadora, usando um lenço na cabeça,  arregaçando as mangas, mostrando um musculoso bíceps e passando a ideia de que "sim, nós mulheres podemos fazer isso!" (sendo este "isso" as atividades tradicionalmente convencionadas aos homens*) ao mesmo tempo em que  se desconstrói a ideia machista de "mulher sexo frágil". Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que a imagem foi criada algumas décadas antes, em 1943, e que não tinha nenhuma ligação com a divulgação do feminismo. We Can Do It! originalmente foi um cartaz idealizado para ser uma propaganda de guerra dos Estados Unidos, criada  por J. Howard Miller para a fábrica Westinghouse El...

O (não) uso do sutiã e a problematização feminista

A nova onda virtual feminista da vez é problematizar o uso do sutiã sem recorte histórico, social e individual. Por um lado, algumas militantes dizem que ''não usar sutiã é revolucionário'' e que ''a mulher que usa está se prendendo a moldes patriarcais de censura do corpo feminino'', do outro, outras alegam que ''não usar sutiã não é revolucionário ou empoderador'' e que ''só não usa quem tem "peito padrão", quem tem peito pequeno, quem está mais próxima do padrão estético de beleza''. A era do 8 ou 80... Muito pensamento autoritário e extremo/fechado de ambos os lados. Eu vou problematizar o uso do sutiã enquanto objeto criado pra, por exemplo, ''camuflar mamilos femininos'', "dar outra aparência aos seios da mulher", "evitar [algo natural do corpo humano] que os seios caiam".  Mesmo depois de mais de um século de sua existência, ainda há hoje todo um tabu sobre o...