Diários de Uma Feminista. Tecnologia do Blogger.

Hétero-cis-normatividade, o que é?



Nossa sociedade é hétero-cis-normativa. Isso significa que a heterossexualidade e cisgeneridade são compulsoriamente impostas. Não, não estou dizendo que vocês, heterossexuais-cis, são héteros-cis por compulsão. Quero dizer que há um sistema social que designa TODO MUNDO como sendo hétero-cis ANTES MESMO do nascimento e posteriormente tudo o que foge disso é considerado anormal, imoral e, em muitas sociedades, ilegal. 

Antes mesmo de a pessoa nascer, desde o ultrassom, quando é identificado que ela tem pênis ou vagina, há imediatamente uma marcação sexual e de gênero: se tem vagina, vai ter que ser menina, se comportar como é concebido e estabelecido socialmente como "comportamento de menina'' e, por isso, vai ter que gostar de menino; se tem pênis, vai ter que ser um menino, se comportar como é concebido e estabelecido socialmente como "comportamento de menino'' e, por isso, vai ter que gostar de menina. E aí, quando a pessoa com vagina ou com pênis, desde sua infância, vai fugindo de esteriótipos de gênero e de sexualidade esperados para ela cumprir de acordo com a leitura social e, posteriormente, quando cresce passa a se designar/manifestar o contrário do que lhe foi atribuído no nascimento, a sociedade cai em cima. Discrimina, julga, condena, exclui, marginaliza, em muitos casos, ASSASSINA!

Todo comportamento de gênero, toda orientação sexual e manifestação de identidade de gênero que fuja do que é pré-estabelecido pela hétero-cis-norma, é condenável e passível de discriminação. Daí a opressão que lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, assexuais e pansexuais sofrem (LGBT+fobia). 


Lizandra Souza.

1 comentários:

  1. quanta misandria exarcebada... isso parte principalmente de criaturas feministas atormentadas, solitãrias, desajustadas socialmente, que possuem uma mente deformada por achar que pode modificar o mundo ao seu doentio conceito de masculinidade. Melhor para as mulheres realmente inteligentes: menos concorrencia!!!!!!

    ResponderExcluir

Feminismo é a ideia radical de que mulheres são gente!