Diários de Uma Feminista. Tecnologia do Blogger.

Descubra se você seria considerada uma bruxa na Idade Média e perseguida pela Inquisição


Uma bruxa é geralmente retratada no imaginário popular como uma mulher velha, nariguda e encarquilhada, exímia e contumaz manipuladora de Magia Negra e dotada de uma gargalhada terrível. A palavra vem do verbo italiano bruciare que significa queimar (brucia), na época da Inquisição, estrangeiros fora da Itália ao ouvirem gritar brucia associaram a palavra com a ré. É inegável a conexão entre esta visão e a visão da Hag ou Crone dos anglófonos. É também muito popularizada a imagem da bruxa como a de uma mulher sentada sobre uma vassoura voadora, ou com a mesma passada por entre as pernas, andando aos saltitos. Alguns autores utilizam o termo, contudo, para designar as mulheres sábias detentoras de conhecimentos sobre a natureza e, possivelmente, magia. (Wikipédia, a enciclopédia livre)

Descubra se você seria considerada uma bruxa na Idade Média e perseguida pela Inquisição. 

1. Você é mulher? Na época do apogeu a "caça às bruxas" bastava ser mulher para ser acusada de bruxa. Um ''tropeço'' na sociedade que você desse já indicava o mal embutido no seu sexo.

2. Tem uma vagina? Não é só hoje que esse órgão sexual é estigmatizado, antigamente bastava ter uma para te olharem torto e com suspeitas. 

3. Menstrua? Sangue de menstruação era usado em rituais de magia, o que garante que você não usaria o seu para fins obscuros? Tipo destruir a ordem patriarcal... e implantar o Matriarcado misândrico. 

4. Você é muito magra? Bastava você pesar menos que o tamanho de uma Bíblia gigante - que os inquisidores usavam como um dos métodos de identificação de bruxas nos julgamentos do Santo Ofício - que você já seria acusada de ser uma bruxa, pois bruxas adquiriam uma leveza sobrenatural segundo diziam... 

5. Você tem uma gargalhada estranha? Cuidado, mulheres com "riso histérico" seriam alvos fáceis e suspeitos segundo a cultura popular... 

6. Você seria o que hoje é conhecida como herborista? Ter conhecimentos das plantas e ervas nem sempre era visto como algo bom... o que garante que você não envenenaria o primeiro macho que ousasse te agredir? 

7. É nariguda? Idosa? Tem rugas? Bruxas são, no imaginário popular, retratadas como velhas narigudas e enrugadas. 

8. Possui algum sinal de nascença "estranho"? Uma manchinha talvez? Até um pontinho no seu corpo poderia ser considerado obra do Diabo, o que garante que esse sinal não é fruto de pacto entre você e o tinhoso? 

9. É inteligente? Mulheres inteligentes podiam facilmente tomar o lugar dos machos na sociedade... 

10. Gosta de sexo? Bruxas e a luxúria andavam de mãos dadas, segundo a Igreja... e, claro, os clérigos abusadores de mulheres. 

11. É feminista/ativista/subversiva? Mulheres contestadoras da ordem social sempre foram associadas as bruxas, afinal o que daria na cabeça de uma mulher querer ser dona da própria vida se não fosse tal obra uma influência diabólica? 

12. É pobre? Pobres estavam sujeitos a bruxaria para melhorarem de vida. 

13. É rica? Mulheres ricas seriam independentes financeiramente de machos, ou seja, com certeza teriam no porão de suas casas potes com pênis decepados dentro. Como você poderia provar que não é uma cortadora de bilaus? 

14. Tem muitas amigas? Muitas mulheres unidas num mesmo lugar e muito próximas emocionalmente uma das outras era obra de forças secretas, união feminina para a implantação do matriarcado, pode crer! 

15. Você já disse brincando alguma vez que é uma bruxa ou alguém já te chamou de bruxa? Bastava uma acusação, você já seria alvo de inquisição e teria que provar que não guarda nenhum pote com olhos de lagartixa ou que não tem nenhum meio de comunicação com Satã. 

16. Você é cristofóbica? Acreditavam que as bruxas tinham o poder de matar com armas invisíveis cristãos batizados... cristofobia na certa! 

17. Descumpriu alguma regra bíblica? Bruxa na certa, filha de Satã que renegou a alma a Deus. Herege!!! 

18. É estéril? Infertilidade poderia significar que seu útero foi amaldiçoado, que o Diabo te impediu de procriar para desagradar a Deus. E se você foi a escolhida pelo Demo é porque... 

19. Já foi assediada por algum membro da Igreja e colocou a boca no mundo? Certamente você seria uma bruxa a parar na fogueira caso se salvasse do linchamento popular por difamar e "tentar" um homem de Deus. 

20. É mulher?...

É, amiga, se a vida não está fácil hoje, imagina naquela época.


Lizandra Souza.

0 comentários:

Postar um comentário

Feminismo é a ideia radical de que mulheres são gente!