Diários de Uma Feminista. Tecnologia do Blogger.

AssexuADOS ou AssexuAIS?

Uma das formas de deslegitimar a orientação sexual de uma pessoa é tratá-la de forma pejorativa, relacioná-la a patologias e também  usar termos inadequados para se referir a ela. Assim como usar termos como "homossexualismo" é ofensivo para homossexuais, usar termos como "assexuados" para se referir a pessoas assexuais também, pois, para muitas/es/os de nós, soa ofensivo ou constrangedor. 


AssexuADOS >>> seres que se reproduzem assexuadamente, isto é, por meio da reprodução assexuada >>> reprodução que ocorre sem a conjugação de material genético, na qual os seres dela originados são denominados clones. 
A estrela-do-mar, por exemplo, nem sempre se reproduz sexuadamente (por meio de ovos), pois quando ela perde um de seus braços nasce outro no lugar e a partir deste braço nasce uma nova estrela-do-mar.



AssexuAIS>>> indivíduos que não sentem (ou que só sentem em determinadas circunstâncias) atração sexual por nenhum gênero >>> logo, pessoas dentro do espectro da assexualidade >>> uma das manifestações da sexualidade humana.


Não existe só um tipo de assexualidade. Vários são os espectros dessa sexualidade, entre eles, os tipos mais comuns: 

- Assexuais: pessoas que geralmente não sentem atração sexual por nenhum gênero. 
- Demisexuais: pessoas que só conseguem sentir atração sexual depois de formar um vínculo emocional (não necessariamente de natureza romântica).
- Gray-Assexuais (gray-a) ou gray-sexuais: pessoas que se identificam na área entre a assexualidade e a sexualidade. Seja porque sentem atração sexual de forma rara, apenas em circunstâncias específicas seja porque só sentem atração sexual com baixa intensidade, chegando a ser muitas vezes ignorável.
- Assexuais fluidos: pessoas que têm essa ramificação da assexualidade podem envolver mais de um dos espectros apresentados anteriormente, pois sua experiência com a atração sexual é fluida e circunstancial. 

Independentemente das diferenças, todas as pessoas assexuais devem ter sua orientação sexual legitimada e respeitada, logo você ao usar termos adequados estará contribuindo para isso.

0 comentários:

Postar um comentário

Feminismo é a ideia radical de que mulheres são gente!