Pular para o conteúdo principal

LITERATURA FEMINISTA: CRÔNICAS, (MINI)CONTOS, POEMAS, RESENHAS E MAIS!

Relacionamentos abusivos nossos de cada dia




Quando a gente fala em relacionamentos abusivos, geralmente vem à mente aquele quadro que figura um casal hétero/cis, no qual a mulher sofre por causa de comportamentos abusivos, violentos, machistas e misóginos do macho escroto seu companheiro. Contudo, as relações abusivas não se limitam as relações entre homens e mulheres cis/héteros. Casais formados por gays, lésbicas, bissexuais, pansexuais - entre outras sexualidades - incluindo não só pessoas cisgêneras, mas também trangêneras/transexuais, também estão sujeitas a comportamentos abusivos, assim como as relações entre pais e filhos, entre amigos, entre professores e alunos, chefes e empregados, entre outros, também podem ser abusivas.
A grande massa de relações abusivas entre casais é, de fato, a constituída das relações entre homens e mulheres héteros. Uma hipótese que fundamenta esse fato é a socialização díspar de gênero, a qual ensina os meninos, desde cedo, a tentar ter controle sobre as meninas e essas, diante disso, a se deixarem controlar. Um comportamento abusivo recorrente nos relacionamentos héteros/cis consiste no macho se sentir dono da vida de sua companheira, como ele foi ensinado que a mulher é sua subordinada e propriedade, ele se sente no direito de controlar as roupas que ela usa, censurar suas amizades, limitar os espaços que ela frequenta, caso tudo isso fira sua frágil masculinidade figurada no poder que detém sobre a mulher.
A manipulação psicológica e a emocional são dois mecanismos usados pelos machos para sustentarem esse controle sobre as parceiras. Muitos vivem de inferiorizar, humilhar, ridicularizar, enfim, baixar a autoestima de suas companheiras, fazendo-as crerem que ninguém, além deles, os ''masculosos do rolê'', as quererão, as amarão e as respeitarão. Ou, ainda, a dominação manifesta-se de forma física, quando eles agridem suas cônjuges e usam mil desculpas esfarrapadas de que fizeram isso porque as amam tanto que não conseguiram se controlar, sendo que não é o amor que bate, que espanca, que humilha, mas o ódio. Todavia, os machos são seres sapientes, eloquentes, majestosos, parrudos, têm sempre a razão. "Ah, mas homens, em se tratando de relações entre pares, também não sofrem com relações abusivas?'', sim, sofrem, mas são casos isolados, não potencializados e, em geral, não motivados por questões de gênero. E sim, também podem ser nocivos, mas não é dever nem pauta das mulheres feministas problematizarem isso, os próprios homens podem fazer isso, é até melhor que não perdem tempo metendo o bedelho na vida das mulheres.
Casais formados por homens gays (cis ou trans) também podem ser abusivos, já conversei com gays que se sentiam reprimidos pelas atitudes abusivas dos parceiros em tentar definir uma performatividade ou expressão de gênero que não fosse tão "pintosa", pois ser afeminado, para muitos gays, é algo abominável, ou, ainda, o contrário, gays afeminados censurando os parceiros ''masculinizados'', pois uma expressão masculina ''trai o movimento''. Existem mulheres lésbicas possessivas com as parceiras, que as objetificam e as agridem fisicamente. Tenho amigas que já vivenciaram relações abusivas com mulheres lésbicas que não cansavam de as agredir, por acharem ser suas donas ou ter esse direito por estarem se relacionando. Controle de vestimenta, de amizades, de espaços, também podem acontecer em relações não-héteros por parte de um membro do casal. Casais não-héteros também podem vivenciar relações abusivas, as quais podem ser tão nocivas quanto as vividas pelos casais héteros-cis, apesar de acontecerem em menor frequência.
E pais e filhos? Claro que também podem vivenciar relações abusivas, nas quais tanto os pais podem ser abusivos quanto os filhos. Pais violentos, que se acham donos dos corpos de suas filhas e as obrigam a se vestirem de acordo com "as leis" deles, mães grosseiras que humilham seus filhos, pais e mães que expulsam seus filhos de casa ou os espancam por não serem héteros-cis, pais que estupram suas filhas, mães convenientes com o abuso de suas filhas por parte de seus companheiros, filhos que tratam as mães como empregadas e os pais como provedores infinitos de sustento, filhos que abandonam seus pais na velhice, que os exploram e depois "os jogam fora'', são alguns exemplos disso.
Existem também aqueles amigos e amigas abusivos. Quem nunca teve aquela amiga que só procura você quando precisa de ajuda? Ou aquele amigo sumido que aparece quando não tem mais ninguém para conversar? Aquelas pessoas que manipulam você, que se aproximam de você, aproveitam da sua boa vontade, dão a entender que são suas amigas e do nada somem? Sem explicação, sem aviso, vivem de idas e vindas na sua vida, como sanguessugas, sugando sua energia e o que há de bom em você, para depois esquecerem que você existe.
Professores e alunos formam outro grupo que, muitas vezes, vivenciam relações abusivas, tanto por parte do professores quanto por parte dos alunos. Professores egocêntricos, conservadores, autoritários que desconsideram as vivências dos alunos, que os tratam como tábuas rasas ou, ainda, que aproveitam de sua posição de poder para intimidar e assediar alunas (e alunos) existem, casos e mais casos são o que não faltam. Alunos grosseiros, intolerantes, prepotentes e assediadores também. Como professora de português e literatura e, ainda, como estudante/pesquisadora, conheço essa realidade de perto. As relações abusivas infelizmente se sobressaem muito em ambientes institucionais, como nas instituições de ensino (superiores ou não).
Relacionamentos abusivos entre empregadores e empregados também são muito problemáticos, sendo permeados, sustentados e legitimados pelas relações de poder que fomentam os sistemas de classes, as estratificações sociais, que privilegiam os detentores do capital em detrimento da exploração dos descapitalizados. Chefes abusivos, que aproveitam da situação vulnerável ou desfavorecida de seus subordinados para humilhá-los, inferiorizá-los, ofendê-los, assediá-los ou descontar neles suas frustrações são recorrentes no dia-a-dia da classe trabalhadora. Apesar das leis trabalhistas, dos direitos dos trabalhadores a dignidade humana, nem todos têm as mesmas oportunidades e condições de enfrentar o sistema e denunciar seus patrões abusivos.
Esses exemplos são apenas algumas sínteses de como as relações abusivas são variadas e como as relações de poder social influenciam-nas de modo que ninguém está livre de sofrer com isso. Listo, diante disso, alguns comportamentos abusivos gerais que podem permear qualquer tipo de relacionamento abusivo.


1. Controle. Isso nunca é um bom sinal, não diz respeito a preocupação e amor que a pessoa sente por você, mas sobre como ela te ver como um objeto dela que pode ser, inclusive, moldado por ela ao seu bel-prazer.

2. Manipulação psicológica que ocorre, por exemplo, quando a pessoa distorce fatos, desvalida suas falas e faz parecer que você está perdendo a razão por conta de algum comportamento problemático dela que você questionou.

3. Agressão física: jamais aceite-a sob a desculpa de falta de controle, pois na verdade é excesso. A pessoa acha ter tanto controle sobre você que não espeita seu corpo, sua dignidade humana.

4. Humilhação ou zombaria com você através de pseudopiadas, em momentos a sós ou públicos, com a família, amigos, colegas de trabalho.

5. Inferiorização da imagem, isso é um comportamento recorrente de pessoas abusivas, as quais deixam seus alvos com a autoestima baixa, pois assim eles ficam mais vulneráveis ao seu domínio.

6. Intimidação e/ou ameaças são dois mecanismos usados pelos abusadores para manipular e manter as relações abusivas, fazendo com que sua parceira, amiga, filha, empregada ceda a sua vontade.

7. Omissão de fatos, outro aspecto que pode ser usado em situações de manipulação. Falar "meias-verdades", omitir fatos importantes não é um bom sinal.

8. Ciúmes excessivos não são sinais de uma relação sadia e segura. Procure não só ter, como receber, confiança.

9. Desconsideração e falta de empatia. Quando somente você se preocupa em ser solidário, não é uma relação reciproca, cuidado, podem estar usando você.

10. Culpabilização x vitimização. Analise se você é realmente a culpada por um problema, tem muito cara de pau por aí se vitimizando e atribuindo os próprios erros aos outros.

Não há uma receita de como sair ou evitar relações abusivas. Estamos sujeitas aos mais diversos relacionamentos abusivos cotidianamente, pois as relações humanas são tão complexas que hoje podemos ser as abusadas, amanhã as abusadoras. Resta-nos nos conscientizar e tentar não cair nessa da forma que pudermos, não banalizando, é claro, essas relações e achando que qualquer desconforto que passemos é um abuso, logo abrir o olho para comportamentos abusivos cristalizados nunca é demais. O seguro morreu de velho, não de abusado.

Lizandra Souza.

Comentários

  1. Eu sempre me considerei dona de mim mesma, feminista, empoderada até que numa fase muito confusa da minha vida conheci um cara que no início acreditei q era o cara q eu queria ter perto de mim... Eu pensava: temos tanto em comum... Ele parecia gostar de tudo q eu gostava quando conversamos eu sentia que ele era tudo oq eu queria e não tinha encontrado ainda com o tempo começamos a namorar no início tudo era festa e alegria eu adorava estar com ele me sentia livre, feliz, a vontade... Mas o tempo foi passando e ele foi mostrando oq era de verdade... Os abusos começaram de forma sutil... Uma vez fomos pro sítio dele no interior, estávamos com amigos todos bebendo, dancando... O primo dele me chamou pra dançar e n vi mal nisso e aceitei logo após discutimos pq ele achou q meu gesto era coisa de "puta" mesmo n gostando d como ele me tratou continuamos namorando um tempo depois descobri q estava grávida e isso só piorou as coisas ele começou a se mostrar cada dia mais possessivo, ciumento, paranóico e violento... Do nada ele inventava motivos pra me tratar mal... No início às ofensas eram apenas verbais mas depois ele começou a me agredir fisicamente... Diversas vezes grávida ele me disse q me mataria q n deixaria meu BB nascer, apanhei, fui estuprada tudo isso carregando meu BB no ventre... O q me motivava ficar com ele? Medo! Ele ameaçava minha família e a mim e eu sabia q ele era capaz d cumprir com oq dizia e por isso aguentei 6 meses tenebrosos ao lado dele. Eu n tinha paz nenhum momento, vivia controlada pelo medo. Mas o amor pelo o meu bebé meu deu forças pra enfrenta-lo e terminar tudo. Contei TD oq passava nas mãos dele pra minha família e pra dele, deixei claro q se ele me procurasse ele iria se arrepender pois eu n tinha mais medo... N denunciei TD oq vivi pq infelizmente a lei Maria da penha ainda n é tão eficaz quanto deveria...mas aconselho sim a denunciar... Não permita q ninguém te menospreze, machuque... O medo paralisa mas é melhor enfrentar do que viver angustiada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ''O medo paralisa mas é melhor enfrentar do que viver angustiada...'', é isso mesmo, miga!

      Excluir

Postar um comentário

Feminismo é a ideia radical de que mulheres são gente!

Postagens mais visitadas deste blog

"We Can Do It!": você conhece a origem de um dos grandes símbolos do movimento feminista?

We Can Do It! de J. Howard Miller, 1943. We Can Do It! (Nós podemos fazer isso!) é a legenda de uma das imagens mais conhecidas do movimento feminista. Foi bastante usada a partir do início dos anos 80 do século passado para divulgar o feminismo, desde então várias releituras foram sendo feitas da imagem da moça trabalhadora, usando um lenço na cabeça,  arregaçando as mangas, mostrando um musculoso bíceps e passando a ideia de que "sim, nós mulheres podemos fazer isso!" (sendo este "isso" as atividades tradicionalmente convencionadas aos homens*) ao mesmo tempo em que  se desconstrói a ideia machista de "mulher sexo frágil". Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que a imagem foi criada algumas décadas antes, em 1943, e que não tinha nenhuma ligação com a divulgação do feminismo. We Can Do It! originalmente foi um cartaz idealizado para ser uma propaganda de guerra dos Estados Unidos, criada  por J. Howard Miller para a fábrica Westinghouse El

História do adultério: modelos de comportamentos sexistas com dupla moral

Belmiro de Almeida - Arrufos, 1887 A história do adultério é a história da duplicidade de um modelo de comportamento social machista, possuidor de uma moral dupla, segundo a qual os homens, desde quase todas as sociedades antigas, tinham suas ligações extraconjugais toleradas, vistas como pecados veniais, sendo assim suas esposas deveriam encará-las como "pecados livres", que mereciam perdão, pois não era o adultério masculino visto como um pecado muito grave (a não ser que a amante fosse uma mulher casada), enquanto as ligações-extraconjugais femininas estavam ligadas a pecados e a delitos graves que mereciam punições, pois elas não só manchavam a honra e reputação da mulher adúltera, mas também expunham ao ridículo e ao desprezível seu marido, o qual tinha a validação de sua honra e masculinidade postas em jogo. Esse padrão social duplo do adultério teve sua origem nas culturas camponesas "juntamente com a crença de que o homem era o provedor da família e era

10 comportamentos que tiram o valor de um homem

   Hoje em dia os homens (cis, héteros) andam muito desvalorizados. Isso faz com que muitos sofram amargamente nas suas vidas, sobretudo na vida amorosa.  Outro dia eu estava vendo uns vídeos de forró, funk, sertanejo e fiquei chocada com o comportamento vulgar dos rapazes. Agora deram pra ralar até o chão como um bando de putinhos a busca de serem comidos... e a gente, mulherada, já sabe que se o boy rala o pinto no chão é porque ele é um homem rodado, um mero bilau passado.    Antigamente, no tempo de nossas avós, o homem era valorizado pelo seu pudor virginal, não pela sua aparência. Homens eram um prêmio a ser alcançado pelas mulheres, eles tinham que ser conquistados, ganhados. Hoje em dia, muitos machos estão disponíveis para qualquer mulher num estalar de dedos. Escolhe-se um macho diferente a cada esquina. E a mídia ainda insiste em dizer que homem pode dar pra quantas ele quiser, fazendo os machos assimilarem uma ideia errada e vulgar que os levarão a serem infe

Hétero-cis-normatividade, o que é?

Nossa sociedade é hétero-cis-normativa. Isso significa que a heterossexualidade e cisgeneridade são compulsoriamente impostas. Não, não estou dizendo que vocês, heterossexuais-cis, são héteros-cis por compulsão. Quero dizer que há um sistema social que designa TODO MUNDO como sendo hétero-cis ANTES MESMO do nascimento e posteriormente tudo o que foge disso é considerado anormal, imoral e, em muitas sociedades, ilegal.  Antes mesmo de a pessoa nascer, desde o ultrassom, quando é identificado que ela tem pênis ou vagina, há imediatamente uma marcação sexual e de gênero: se tem vagina, vai ter que ser menina, se comportar como é concebido e estabelecido socialmente como "comportamento de menina'' e, por isso, vai ter que gostar de menino; se tem pênis, vai ter que ser um menino, se comportar como é concebido e estabelecido socialmente como "comportamento de menino'' e, por isso, vai ter que gostar de menina. E aí, quando a pessoa com vagina ou com pênis

Vamos falar de misandria?

 O que é misandria no feminismo?   É o ódio generalizado aos homens?   N Ã O.  A misandria geralmente é dicionarizada como sendo o ódio aos homens, sendo análoga a misoginia: ódio às mulheres. Esse registro é equivocado e legitima uma falsa simetria, pois não condiz com a realidade social sexista vivida por homens e mulheres. Não  existe uma opressão sociocultural e histórica institucionalizada que legitima a subordinação do sexo masculino, não existe a dominação-exploração estrutural dos homens pelas mulheres pelo simples fato de eles serem homens, todavia existe o patriarcado: sistema de dominação-exploração das mulheres pelos homens, que subordina o gênero feminino e legitima o ódio institucional contra o sexo feminino e tudo o que a ele é associado, como, por exemplo, a feminilidade. Um exemplo: no Nordeste é um elogio dizer para uma mulher que "ela é mais macho que muito homem", tem até letra de música famosa com essa expressão, contudo um homem ser chamado de