We Can Do It! de J. Howard
Miller, 1943.
We Can Do It! (Nós podemos fazer isso!) é
a legenda de uma das imagens mais conhecidas do movimento feminista. Foi
bastante usada a partir do início dos anos 80 do século passado para divulgar o
feminismo, desde então várias releituras foram sendo feitas da imagem da moça
trabalhadora, usando um lenço na cabeça, arregaçando as mangas, mostrando
um musculoso bíceps e passando a ideia de que "sim, nós mulheres podemos
fazer isso!" (sendo este "isso" as atividades tradicionalmente
convencionadas aos homens*) ao mesmo tempo em que se desconstrói a ideia
machista de "mulher sexo frágil".
Contudo, o que muitas pessoas não sabem é
que a imagem foi criada algumas décadas antes, em 1943, e que não tinha nenhuma
ligação com a divulgação do feminismo. We Can Do It! originalmente foi um cartaz
idealizado para ser uma propaganda de guerra dos Estados Unidos, criada
por J. Howard Miller para a fábrica Westinghouse Electric Corporation, com o
objetivo de incentivar as mulheres americanas trabalhadoras durante a Segunda
Guerra Mundial, isto é, para atraí-las ao trabalho extra-doméstico durante a
guerra.
Historicamente podemos notar que somente
em períodos de guerra a ideologia que diferencia papéis de gênero é
ligeiramente desativada, e isto em prol de benefícios econômicos das
sociedades, ou seja, passa-se a não se diferenciar "trabalho de homem x
trabalho de mulher" para se atender a interesses financeiros e de
guerra.
A mão de obra feminina na esfera
extra-doméstica, tradicionalmente vista como suplementar ao trabalho masculino,
é fortemente valorizada durante os períodos de guerra, nos quais os homens têm
que ser liberados de seus postos para morrer na guerra ou, se assim preferirem,
ir aos combates, liderar os campos de batalha.
Historicamente, a maior participação
feminina na esfera extra-doméstica, isto é, fora do lar, é durante as guerras.
Fato que ocorreu inclusive nas duas grandes guerras mundiais.
Mulheres
trabalhando na construção de um porta-aviões. Fotografia: Margaret
Bourke-White — Time & Life Pictures/Getty Images
É então para atender a esses interesses
(de estabilidade econômica e de esforço de guerra) que o cartaz feito por J.
Howard Miller surgiu, para incentivar o trabalho feminino durante a guerra,
fazendo com que as mulheres, sobretudo as de classes sociais mais favorecidas
(mulheres trabalhadoras, de classes sociais desprivilegiadas, sempre existiram
em todas as sociedades) antes limitadas aos trabalhos domésticos vissem que
elas também podiam assumir a liderança em cargos ou áreas antes dominadas
somente por homens.
A mulher da imagem é uma personagem
fictícia de nome Rosie the Riveter (Rosie, a Rebitadeira), vista como um modelo
de trabalhadora ideal: leal, eficiente, patriota e bonita. A expressão
Rosie the Riveter foi popularizada em uma canção (ver vídeo) de mesmo nome, em
1942, um ano antes da criação do cartaz. A personagem Rosie é inspirada na
fotografia de uma operária americana, ícone da mulher trabalhadora durante a
Segunda Guerra Mundial, Naomi Parker Fraley.
Porém, o cartaz foi pouco
visto durante a guerra, e somente décadas depois, já no pós-guerra, ele foi
reapropriado pelo movimento feminista de Segunda Onda, para promover o
empoderamento feminino e divulgar o movimento e desde então foi amplamente
divulgado, tendo se tornado selo postal dos EUA e sido amplamente usado em
campanhas pelos direitos das mulheres.
Releitura
de We Can Do It!, usada para divulgar o feminismo interseccional.
*Homens
cisgêneros. Por questões didáticas, usarei somente homens, porém deixo aqui a
observação de que a categoria a que me refiro é a dos cis.
REFERÊNCIAS
https://pt.wikipedia.org/wiki/We_Can_Do_It!
https://en.wikipedia.org/wiki/Naomi_Parker_Fraley
https://en.wikipedia.org/wiki/Naomi_Parker_Fraley
http://www.museudeimagens.com.br/mulheres-segunda-guerra-mundial/
http://www.famouspictures.org/we-can-do-it/
Lizandra
Souza.
Artigo muito bom. Parabéns.
ResponderExcluirArtigo muito bom. Parabéns.
ResponderExcluirTb gostei parabéns
ResponderExcluirMuito bom esse artigo. Bem explicativo (:
ResponderExcluirMassa
ResponderExcluirO post apresentado acima foi muito bem elaborado e trata de forma profunda o tema retratado, nos fazendo refletir. A partir dele foi possível a percepção de que o cartaz "We can do it " vai além de uma simples frase de empoderamento, conta uma história toda desde a época em que ela era apenas utilizada em um contexto de guerra nos Estados Unidos, até os dias atuais onde ela se torna reconhecida pela história de empoderamento das mulheres. Gostei muito do post, já que o mesmo nos mostra a realidade atrás da frase e nos mostra também,o crescimento e a evolução do empoderamento feminino.
ResponderExcluirAhhhh que lindoooo... Amei o post, posso linkar como referência na minha loja? https://www.beeshirts.com.br/we-can-do-it
ResponderExcluirObrigada, pode sim!
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