Pular para o conteúdo principal

LITERATURA FEMINISTA: CRÔNICAS, (MINI)CONTOS, POEMAS, RESENHAS E MAIS!

Feliz dia internacional da mulher: e os outros dias do ano?


''Nesse dia 8 de março, feliz dia internacional da mulher''

E?

Feliz também o dia do ano em que nossa luta por direitos, respeito, equidade social, empoderamento... não seja silenciada com o "as mulheres querem mais o quê? Já conquistaram o que tinham que conquistar".

Feliz também o dia do ano em que nós não sejamos julgadas, inferiorizadas, humilhadas e reprimidas ao termos a liberdade e vida sexual semelhante a de um homem/cis/hétero.

Feliz também o dia do ano em que não coloquem em nós a culpa pelo assédio sofrido.

Feliz também o dia do ano em que muitas de nós não tenham seu gênero deslegitimado por padrões cisnormativos.

Feliz também o dia do ano em que nós possamos beber, andar pela rua, nos vestirmos como bem quisermos sem termos o receio de que a sociedade nos punirá com justificativas para estupros.

Feliz também o dia do ano em que nosso corpo seja visto como nosso, não do Estado, Igreja, diabo a4, patriarcado.

Feliz também o dia do ano em que ser mãe seja visto como uma escolha, não uma obrigação para cumprir uma convenção social ou fatalidade biológica.

Feliz também o dia do ano em que nosso NÃO seja respeitado.

Feliz também o dia do ano em que homens/cis não ganhem mais que nós exercendo a mesma profissão/cargo com mesma carga horária, simplesmente por serem homens/cis.

Feliz também o dia do ano em que "uzomis'' parem de cagar alistamento militar obrigatório para as feministas.

Feliz também o dia do ano em que não nos seja imposto um "lugar de mulher". Nós é que decidimos o nosso lugar.

Feliz também o dia do ano em que a publicidade não objetifique e hiperssexualize nossos corpos. NÃO somos produtos. Não estamos à venda.

Feliz também o dia do ano em que nós possamos escolher ou não se depilar sem tem que ouvir o discurso sexista machista de "é falta de higiene". Com os homis não acontece o mesmo. Já viram alguém mandando um homi depilar os cabelos do cu com frequência? Ou a peruca do bilau?

Feliz também o dia do ano em que NÃO usem ''liberdade de expressão'' como justificativa para fazer apologia ao estupro.

Feliz também o dia do ano em que nós possamos andar na rua e não tenha nenhum macho escroto no meio o caminho nos dizendo cantadas, palavras grotescas ou ainda assobiando que nem um pássaro, só que ridículo.

Feliz também o dia do ano em que a mulher que, infelizmente, teve sua intimidade exposta na internet, NÃO seja culpabilizada enquanto seu agressor sai impune.

Feliz também o dia do ano em que NÃO nos digam "não transe", "transe", "não coma", "não sente assim", "seja/sente como uma moça", "não seja puta", "essa roupa não", "emagreça", "embranqueça", "se dê o respeito", "mulher de verdade mimimi", "não aborte", "é feio mulher bebendo", "mulher não pode falar palavrão", "aceite cantadas", "feminazi", "seja submissa", "não reclame", "isso não é coisa de mulher", "você não é mulher", "mimimi machista".

Quais são esses dias?

***
''Agora, receba essa flor e se cale''

NÃO, nem obrigada!
Não sou obrigada.


Lizandra Souza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do adultério: modelos de comportamentos sexistas com dupla moral

Belmiro de Almeida - Arrufos, 1887 A história do adultério é a história da duplicidade de um modelo de comportamento social machista, possuidor de uma moral dupla, segundo a qual os homens, desde quase todas as sociedades antigas, tinham suas ligações extraconjugais toleradas, vistas como pecados veniais, sendo assim suas esposas deveriam encará-las como "pecados livres", que mereciam perdão, pois não era o adultério masculino visto como um pecado muito grave (a não ser que a amante fosse uma mulher casada), enquanto as ligações-extraconjugais femininas estavam ligadas a pecados e a delitos graves que mereciam punições, pois elas não só manchavam a honra e reputação da mulher adúltera, mas também expunham ao ridículo e ao desprezível seu marido, o qual tinha a validação de sua honra e masculinidade postas em jogo. Esse padrão social duplo do adultério teve sua origem nas culturas camponesas "juntamente com a crença de que o homem era o provedor da família e era

10 comportamentos que tiram o valor de um homem

   Hoje em dia os homens (cis, héteros) andam muito desvalorizados. Isso faz com que muitos sofram amargamente nas suas vidas, sobretudo na vida amorosa.  Outro dia eu estava vendo uns vídeos de forró, funk, sertanejo e fiquei chocada com o comportamento vulgar dos rapazes. Agora deram pra ralar até o chão como um bando de putinhos a busca de serem comidos... e a gente, mulherada, já sabe que se o boy rala o pinto no chão é porque ele é um homem rodado, um mero bilau passado.    Antigamente, no tempo de nossas avós, o homem era valorizado pelo seu pudor virginal, não pela sua aparência. Homens eram um prêmio a ser alcançado pelas mulheres, eles tinham que ser conquistados, ganhados. Hoje em dia, muitos machos estão disponíveis para qualquer mulher num estalar de dedos. Escolhe-se um macho diferente a cada esquina. E a mídia ainda insiste em dizer que homem pode dar pra quantas ele quiser, fazendo os machos assimilarem uma ideia errada e vulgar que os levarão a serem infe

Vamos falar de misandria?

 O que é misandria no feminismo?   É o ódio generalizado aos homens?   N Ã O.  A misandria geralmente é dicionarizada como sendo o ódio aos homens, sendo análoga a misoginia: ódio às mulheres. Esse registro é equivocado e legitima uma falsa simetria, pois não condiz com a realidade social sexista vivida por homens e mulheres. Não  existe uma opressão sociocultural e histórica institucionalizada que legitima a subordinação do sexo masculino, não existe a dominação-exploração estrutural dos homens pelas mulheres pelo simples fato de eles serem homens, todavia existe o patriarcado: sistema de dominação-exploração das mulheres pelos homens, que subordina o gênero feminino e legitima o ódio institucional contra o sexo feminino e tudo o que a ele é associado, como, por exemplo, a feminilidade. Um exemplo: no Nordeste é um elogio dizer para uma mulher que "ela é mais macho que muito homem", tem até letra de música famosa com essa expressão, contudo um homem ser chamado de

15 frases que assexuais não aguentam mais ouvir

1. "Assexuais existem de verdade?" Óbvio que só existem de mentira, só quem tem o direito de existir são pessoas héteros/gays/lesbs/bis/pansexuais... pensar dessa forma não é nada acefóbico. 2. "Então você é assexual... mas nunca experimentou transar pra ver se muda?" E você, já experimentou ficar sem transar para ver se "vira" assexual? 3. "Mas se você já transou... como pode se dizer assexual?" Da mesma forma que pessoas héteros/gays/lesbs/bis/pansexuais virgens não deixam de ser o que são só porque ainda não transaram. Todo mundo que ainda não transou é assexual? Não. 4. "Deve ser muito triste ou chata a vida sem sexo..." Amiguinho, nem toda pessoa assexual não pratica sexo. Existem assexuais que, por exemplo, quando estão afetivamente ligados a uma pessoa, podem sentir desejo sexual por ela, como no caso das pessoas demisexuais. Agora, conte-me mais como é legal e feliz uma vida baseada no sexo compulsór

Mamilos femininos e censura patriarcal: uma questão de gênero

Mulheres criam biquíni com estampa de mamilos, como forma de protesto Não pretendo, com esse post, incentivar nem obrigar as mulheres a saírem por aí mostrando os mamilos como sinônimo de liberdade sexual/corporal, tão pouco aconselhá-las a deixarem de usar sutiã, pretendo, contudo, levantar questionamentos e reflexões sobre a censura dos mamilos polêmicos vulgo femininos e desnaturalizar alguns dos discursos que a legitimam.    Por que somente na mulher os mamilos são vistos como ''órgãos sexuais" e, por isso, devem ser censurados, enquanto os machos caminham livremente na rua com seus mamilos expostos? É porque os homens não conseguiriam se controlar caso fosse dado o mesmo direito ao uso do próprio corpo às mulheres? Ou seja, é porque o homem não consegue segurar o pau dentro da calça e respeitar o corpo alheio? É porque os mamilos das mulheres passam mensagens sexuais quando eriçam? Ora, mas um mamilo pode eriçar por qualquer coisa, involuntariamente, por